Wednesday, November 25

ceias de natal

você só precisa escolher: bebida, aperitivos e entradas, saladas, prato principal, sobremesa.
aqui do meu jantar eu sou a única que como porque sou a única vegan na minha casa, então são porções menores e dá pra fazer mais coisa.

a primeira coisa que eu pensei foi no magical loaf studio, que a jennifer do vegan lunch box criou. o site tem base num script onde você marca os ingredientes que pretende usar num "loaf" vegan e ele gera a receita pra você. loafs geralmente são pães que levam outros ingredientes - tipo esse -, nos estados unidos é comum preparar o meatloaf, que é um bolo de carne não muito interessante. o site é em inglês mas dá pra fazer boas combinações, então eu vou usar como prato principal, só vou ajustar as quantidades pra uma porção menor.

o prato principal deveria ser o mais importante, mas antes de virar veg eu gostava muito de rabanada (foto bem feia que parece as que eu tiro). e rabanada = ovo, leite, manteiga. mas como a internet é maravilhosa, tem uma receita de rabanada vegana no vegetarianismo.com.br. também vou fazer uns folhados com a massa da Massa Leve pq eu não consigo pensar em nada mais criativo/fácil.
pra acompanhar os pratos tem sempre uma sopa ou legumes gratinados mas eu pensei em fazer uma massa. já devem fazer mais de dois meses que eu não como nenhuma massa (menos macarrão). existem milhões de tipos de massa, e são todas iguais. eu gosto de nhoque, mas demoraria mais pra preparar, mas daria pra congelar no dia anterior, então não sei.

minha mãe vai preparar uma salada de grão-de-bico então eu sou ok porque adoro grão-de-bico. há algum tempo eu vinha pensando em fazer chocolate quente ou alguma bebida de café, e como bolo e torta é meio ultrapassado, fazer uns biscoitos de sobremesa. (algumas receitas aqui, aqui, e nesse site)


outras pessoas costumam preparar muito mais do que isso, então é mais fácil preparar tudo no dia anterior. se necessário você pode congelar e retirar no dia e esse tipo de coisa.
depois de decidir o que você vai fazer, faça uma lista dos ingredientes (e cheque quantas vezes for necessário) e se prepare para as compras e para o risco de faltar alguma coisa se você deixar pra última hora.

se você não sabe o que preparar, pode sempre fazer uso de um livro de receitas ou de algum blog veg. aqui algumas boas receitas que estão em inglês, mas eu posso traduzir se você preferir:
bebida de oxicoco
rolinhos de tofu
bolinhos salgados com frutas
torta de abóbora e chocolate
bolo de abacaxi

se possível, teste as receitas que nunca fez antes do natal. (ou se eu tiver tempo posso testar e postar aqui) também é importante considerar que se o seu prato principal tem um sabor específico (doce, apimentado, salgado), os acompanhamentos ter o contrário.
em breve eu vou estar preparando a ceia de natal e mostro aqui :)

----------------------------------------
ENGLISH

for the christmas dinner you need to chose: some beverage, appetizer and first courses, salads, main course, and dessert. here i'm the only vegan so i'll be the only one at my dinner, and there will be smaller portions so i can make more variations.

the first thing i thought was that i could use the magical loaf studio that jennifer from vegan lunch box has created. you just mark the ingredients you want to make vegan loaf and it gives you the recipe ready to start. it's so cool and i am really going to make some!

for the side dishes some people like to make a soup or gratinated veggies but i thought about making sobre pasta. its been like two months i havent eat any (except for spaghetti). there is a thousand varieties of pasta, and they're all 'the same'. i like gnocchi, but it takes sometime to make it, but i could do it on the day before christmas, so i don't know.
the main course should be the most important, but before i turned vegan i really enjoyed french toast, and it's made of eggs, milk, butter... but hey, we have internet! so here are some vegan french toasts recipes, i haven't made any of them and ill try later. also im gonna make some puff pastry cause i cant think of anything.

my mother is going to make a chickpea salad so im ok with it cause i love chickpea. i have been thinking of making hot chocolate or some coffee-based-recipe with some cookies for dessert. im a little tired of cakes and pies, and this website has some good cookies.


some people are used to prepare a lot more, so it's easier to do it on the day before. you can put the food into the fridge if it needs and take it out on christmas day.
after deciding what you're gonna do, make a list of the ingredients (and check how many times you think you should) and be prepared for grocery shop and for the risk of something be missing if you take too long.

if you dont know what to do, you can make use of a good cookbook or a vegan blog. here are some good recipes:
cranberry-apple sauce
yuba rolls
chocolate-orange-blackberry-pecan scones
dreena's chocolate pumpkin pie
eggless pineapple cake

if it's possible, you must test the recipes you have never done before christmas. (or if i have free time i can try and post here) it is also important to consider that if your main course has a certain flavor (sweet, spicy, salty), the side dishes must be the opposite.
soon i'll be preparing my christmas dinner and i'll show it here :)

No comments:

Post a Comment