Friday, November 20

batatas recheadas

leve duas batatas ao forno ou ao microondas até que fiquem macias e espere esfriar antes de começar a preparar. corte no meio e tire a parte do centro formando uma concha. você pode guardar essas partes da batata que tirou para fazer uma outra receita (eu vou postar em breve uma receita de nhoque mas dá pra fazer um purê ou molho, por exemplo), põe num potinho e coloca na geladeira. (mas espera esfriar antes de por na geladeira ou o pote vai ficar cheio de "suor")
passa azeite ou óleo numa travessa e poe as conchas de batata, daí voce recheia e leva ao forno. quando a base começar a ficar marrom você pode tirar, mas vai do gosto de cada um.


eu pus dois minutos no microondas e elas ficaram boas mas deve ter alguma coisa a ver com a potência de cada um, então é melhor pôr aos poucos. e é extremamente importante que você espere esfriar pq eu sou burra e queimei minha mão.






prontas pra rechear e levar pro forno.

as pessoas costumam rechea-las sempre com queijo, então você pode usar sua imaginação (ou ao menos um queijo veg se voce tiver a habilidade de fazer). eu sugiro grão de bico com verduras pq grão de bico é muito bom; ou algum creme simples com milho, ervilha (que eu odeio), e essas coisas. aqui uma receita de recheio:

'1 cebola média, picada
1 colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem
4 dentes de alho picados
1/2 xícara de ervilhas (daquelas congeladas, num saco)
1/2 xícara de cenouras
2 xícaras de raminhos de brócolis
2 colheres (chá) de sal marinho
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/4 de xícara de manjericão fresco, picado
1/4 de xícara de cebolinha-verde, picado
1 colher (chá) de páprica

Salpique as cebolas, salsão e pimentão numa frigideira larga anti-aderente por mais ou menos 5 minutos até que fiquem macios; adicione o alho e os condimentos restantes à mistura e asse por mais 2 minutos. Adicione feijão branco e cozinhe no fogo baixo por 5 minutos. Por fim, recheie as batatas e leve-as ao forno, sempre checando p/ não queimar.'
adaptada do blog bowie woods garden.

a minha receita recheada com umas sobras de comida aqui deu 467 kcal.
na receita do bowie woods garden (que rende recheio pra 4 batatas inteiras/8 metades), cada duas metades de batata recheada dão 321 kcal.

No comments:

Post a Comment